quarta-feira, 27 de março de 2013

A MISERICÓRDIA DE SANTO ESTEVAM PIII

"E tornou a enviar um terceiro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; então subiu o capitão de cinqüenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinqüenta teus servos.
Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinqüenta, com os seus cinqüenta; porém, agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida.
Então o anjo do SENHOR disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei." 

2 Reis 1:13-15


Assim, temos que: 

não havendo um incêndio declarado na Igreja de S. Estevam - que tivesse queimado até às estruturas mais internas - será difícil justificar (e enquadrar tanto incêndio estranho na nossa pacata terra):



Janela sudoeste: queimada na sua vertente superior esquerda - vista do INTERIOR;

Detalhe da janela com superfície queimada e lavada;

Pensemos agora um pouco:

- que faz um NICHO - típico de um ENTERRAMENTO - na parte de trás de uma igreja paroquial moderna?... 

e que nos conta esse nicho? 

(além de que - ÓBVIAMENTE - o ENTERRAMENTO ORIGINAL FOI REMOVIDO PARA PARTE INCERTA):




Nicho da entrada Oeste - esquerda - zona queimada assinalada a NEGRO I



Nicho QUEIMADO- zona ampliada - I



Nicho QUEIMADO- zona ampliada - II

Teremos alguma resposta na nossa MATRIZ?

De certo que - olhando para a planta da fortaleza por Villalobos, de 1653 - vemos que a MATRIZ é uma mera CAPELA de estrutura QUADRADA que em nada se enquadra na sua descrição como:

"Igreja desenvolvida longitudinalmente em nave e capela-mor rectangulares, com capela adossada a norte, Capela das Carlas, e corpo servindo de capela e sacristia adossado a sul, bem como a torre. As coberturas são escalonadas a duas águas."


Viria a ser parecida a esta descrição, mas - apenas - a partir de 1766. Quanto do seu património não viria de outras FONTES é algo que nos interrogamos.

Independentemente de tudo o que se puder assinalar, a sua humilde condição e a ausência da capela da misericórdia (supostamente do séc XVI) chamam a atenção do observador menos precavido:

planta militar de Villalobos de 1653 - assinalam-se a IGREJA ORIGINAL de S. Estevão, a Igreja (ou capela conventual) da abadia Franciscana do Bom Jesus de Valença e a CAPELA ocupando o terreno actualmente OCUPADO pela IGREJA DA MISERICÓRDIA e a MATRIZ de St.ª Maria Dos Anjos

Evoluíndo nos preceitos até agora expostos, chama a atenção o NICHO da capela das Carlas (ou da N. Sr.ª do Pranto), alocado na parede Norte desta mesma EXTENSÃO da igreja original.

De facto - observando com a devida atenção - denota-se que o mesmo não integra as pinturas originais quinhentistas nem se encontra alocado de raiz tanto na moldura da parede como no chão. 

Quem a figura sedente, paramentada como FREIRA, em NICHO RETIRADO do LUGAR ORIGINAL (como se verifica pelas FERRAGENS LATERAIS parcialmente visíveis nesta foto) 

Nicho da CAPELA das CARLAS (ou da N. Sr.ª do Pranto) Igreja de Stª Maria dos Anjos


Que faz a figura de uma FREIRA em enterramento FORA DE LUGAR, é um mistério, se não tivermos em conta, a ABADIA das CLARISSAS FRANCISCANAS do BOM JESUS de VALENÇA (que vestem de forma semelhante) já referida, a distribuição do PATRIMÓNIO AVULTADO da mesma entre as várias INSTITUIÇÕES CIVIS, MILITARES E RELIGIOSAS da época, e a sua misteriosa desaparição de registo:

 a não ser os parcos doces conventuais "borrachinhos de Valença" e o documento até agora referido relativo ao grande INCÊNDIO que destruiu as suas instalações em 1754.

Daqui temos que:


Zona queimada por DETRÁS do anjo direita do altar MOR I


Zona queimada por DETRÁS do anjo direita do altar MOR II

E que dizer dos DOIS PÚLPITOS, para falar ao povo?


pedra da escadaria queimada - púlpito lateral direito (sagrado coração de Jesus) I


pedra da escadaria queimada - púlpito lateral direito (sagrado coração de Jesus) II



pedra da escadaria queimada - púlpito lateral direito (sagrado coração de Jesus) III


marcas de chama na pedra de toque:  púlpito lateral direito (sagrado coração de Jesus) I


marcas de chama na pedra de toque:  púlpito lateral direito (sagrado coração de Jesus) II


Pode começar a fazer CONTAS e ver... tirar as suas PRÓPRIAS CONCLUSÕES e CRER...

Nem por dados a despojos jogados debaixo da cruz, nem por fé cega quando se procura ver o que se procura: 

por simples CONSTATAÇÃO

Valença do Minho esconde um PATRIMÓNIO CULTURAL a TÍTULO ESPIRITUAL que foi delapidado para PREJUÍZO de nós todos - VALENCIANOS - aqui nascidos, criados, com direito à verdade da terra e património legítimo da nossa geração.

Dito isto - espera-se que algo MUDE - na forma como nos vemos e interpretamos, à luz da RIQUEZA HISTÓRICO-CULTURAL que a nossa CIDADE ALBERGA e o muito que representa ao longo dos tempos (tal como teremos oportunidade de acompanhar nos sucessivos episódios que se pretendem relatar neste espaço virtual)

Saúdo Fraterno

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